HomeAMPRO

Promotora Daniela Nicolai participa de diligência da Agevisa para fiscalizar resíduos de agrotóxicos em Alimentos

A promotora de Justiça do Consumidor Daniela Nicolai de Oliveira Lima, integrando ação da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), realizou

Promotora de Justiça Rafaela Afonso Barreto ingressa com ação para a aquisição de medicamentos e insumos para unidades de saúde de Guajará-Mirim
Lavagem de dinheiro é tema de audiência pública com a presença da CONAMP
Ampro participa de reunião do conselho deliberativo da Conamp e debate atuação do MP na Justiça eleitoral e outros assuntos

A promotora de Justiça do Consumidor Daniela Nicolai de Oliveira Lima, integrando ação da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), realizou, nesta semana, uma diligência para identificar resíduos de agrotóxicos em alimentos de supermercados de Porto Velho. A iniciativa visa encontrar resquícios de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal tais como hortaliças, frutas, verduras e grãos, ofertados em supermercados.

Daniela participou da diligência realizada pela Agevisa em um grande supermercado da capital. Na ocasião, foram coletadas amostras de alimentos para a verificação da presença das substâncias.

“Acredito que o programa de controle dos níveis de agrotóxicos é essencial, para assegurar o consumo de alimentos que não coloquem em risco a saúde da população”, contou Daniela.

Produtos como arroz, chuchu, goiaba, alface e batata foram pesados, identificados e lacrados para serem encaminhados a laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fim de que sejam analisados.

Ação

A fiscalização ocorre semanalmente, com rodízio nos pontos de coleta e faz parte do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), coordenado pela Agevisa, com a participação dos estados, visando a implementação da Política Nacional de Segurança Alimentar.