Promotora coordena Encontro de Educação Inclusiva da Promotoria da Educação com Instituições de Ensino, no MPRO

HomeAMPRO

Promotora coordena Encontro de Educação Inclusiva da Promotoria da Educação com Instituições de Ensino, no MPRO

A promotora de Justiça Priscila Matzenbacher Tibes Machado coordenou o Encontro de Educação Inclusiva da Promotoria da Educação com Instituições d

Novos decretos do Presidente da República alteram normas de aquisição e registro de armas de fogo por membros do MP
Ampro participa de homenagem à promotora de Justiça aposentada Sandra Leane Rotuno
Cláudio Barros é o novo coordenador da comissão de aposentados da CONAMP

(Foto: Ascom MPRO)

A promotora de Justiça Priscila Matzenbacher Tibes Machado coordenou o Encontro de Educação Inclusiva da Promotoria da Educação com Instituições de Ensino da rede de ensino privada. O evento aconteceu nesta quinta-feira (28) na sede do Ministério Público de Rondônia (MPRO) e teve o objetivo de discutir com as instituições privadas de ensino de Porto Velho a garantia do direito à educação aos alunos com deficiência, a fim de impulsionar essas instituições a implementarem a Educação Inclusiva de forma plena.

A programação incluiu a abertura, realizada pela promotora de Justiça; em seguida palestra com o tema “Educação Inclusiva”, ministrada pela pedagoga Sylvia Thomaz, que atua como Formadora de Profissionais da Educação e Instituições de Ensino; na sequência ocorreu mesa de debates com representantes das instituições e órgãos presentes; e posteriormente a idealizadora e atual coordenadora do Grupo Mães-Coragem Indesistíveis, Flaviana Tertuliana de Barros, proferiu a palestra “Inclusão para Quem?”.

Os trabalhos foram finalizados com um debate acerca do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que trata das questões relativas à obrigatoriedade da oferta e implementação de educação inclusiva de qualidade nas instituições privadas de ensino do município de Porto Velho.

O evento contou com a participação dos Conselhos Municipal e Estadual de Educação; da Secretaria de Estado da Educação; da Secretaria Municipal de Educação; do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Rondônia; representantes de aproximadamente 50 instituições privadas que ofertam Educação Básica desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, além das mães que compõem o Grupo Mães-Coragem Indesistíveis.

Resultados do encontro
As secretarias Municipal e Estadual de Ensino colocaram-se à disposição das instituições privadas para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento do corpo docente. Os conselhos de Educação comprometeram-se a também contribuir e fiscalizar, exigindo o cumprimento da legislação no momento de autorizar e credenciar o funcionamento das escolas e revisar tais atos à luz das leis em vigor.

No evento, foi entregue às Instituição de Ensino a Notificação Recomendatória nº 17/2019-18ªPJ expedida pelo MPRO, por meio da Promotoria de Justiça da Educação, com os aspectos a serem considerados em relação à acessibilidade, ao atendimento educacional especializado, à matrícula e à implementação de adaptações e adequações no projeto pedagógico das escolas.

Com informações da Ascom MPRO