O promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo fez, recentemente, uma visita às obras do novo fórum da capital. A visita foi acompanhada pelo se
O promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo fez, recentemente, uma visita às obras do novo fórum da capital. A visita foi acompanhada pelo secretário-geral do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), juiz Sérgio William Domingues Teixeira.
Também acompanharam a visita o diretor administrativo do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Ivan Pimenta, e o secretário administrativo do TJRO, Sidney Feliciano. O novo prédio do fórum contará com uma sala de apoio para a utilização dos integrantes do MP, assim como a utilização do estacionamento interno.
Giuliano Borges, engenheiro responsável pelo projeto, fez esclarecimentos sobre o andamento da obra e detalhes do projeto do prédio, onde serão instalados os fóruns da capital, na avenida Pinheiro Machado, entre as ruas José Bonifácio e Gonçalves Dias, no espaço do antigo clube Ypiranga.
Com uma área construída de 13.483,52 m², a nova edificação possui dez pavimentos em estrutura metálica do tipo steel deck, com sala segura, rede lógica e elétrica estabilizada, gerador e nobreak, sistema de ar-condicionado e manutenção predial completa. Também estão previstas 700 vagas de estacionamento, garantindo menor impacto na mobilidade urbana.
Iniciada em julho de 2018, a edificação localizada entre as ruas José Bonifácio e Gonçalves Dias é a aposta da administração do Poder Judiciário para oferecer um atendimento de qualidade ao cidadão, pois é construída no sistema Built to Suite (BTS), no qual os construtores arcam com todas as despesas e depois locam para o prédio do TJRO por um período de dez anos, com possibilidade de prorrogação do prazo.
A obra é uma solução mais rápida e econômica para os prédios atuais dos fóruns cível e criminal, além dos Juizados da Infância e Varas de Execução Fiscal, a partir de requisitos de funcionalidade, economicidade, acessibilidade e segurança para os jurisdicionados, magistrados e servidores, de acordo com a visão estratégica do Poder Judiciário de Rondônia, de ser uma instituição acessível, que promova Justiça com celeridade, qualidade e transparência.