Promotor de Justiça João Paulo Schoucair toma posse no CNJ

HomeAMPROUncategorized

Promotor de Justiça João Paulo Schoucair toma posse no CNJ

O promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia João Paulo Schoucair tomou posse nesta terça-feira, dia 21, no cargo de conselheiro do

MP prestará homenagem póstuma ao Promotor de Justiça Jonatas Albuquerque, em São Miguel do Guaporé
Unidades do MP funcionarão em regime de plantão no Carnaval
Líderes do Ministério Público avaliam cenário atual e papel da instituição na defesa da sociedade e democracia

O promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia João Paulo Schoucair tomou posse nesta terça-feira, dia 21, no cargo de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele representará os Ministérios Públicos estaduais no órgão colegiado durante o biênio 2022-2024. A solenidade foi realizada na sede do Conselho, em Brasília, em sessão conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luiz Fux. Indicado ao cargo pelo procurador-geral da República Augusto Aras, Schoucair é o primeiro membro do MP baiano a integrar o CNJ.

A posse foi prestigiada pelo o 1º vice-presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim, assim como pelo 2º vice-presidente, Paulo Penteado Teixeira Júnior. Presentes também estavam o presidente da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb), Adriano Assis.e a procuradora-geral de Justiça e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) Norma Cavalcanti.

“Sua experiência granjeada ao longo dos profícuos 18 anos de atuação perante o MP da Bahia, certamente, nos trará inestimável contribuição às ações, aos projetos e às políticas públicas que são gestadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com essas breves palavras, damos-lhe boas vindas, desejando muito sucesso e que Deus guie seus pensamentos e suas mãos na hora de usar a sua boa e sua pena para pronunciar seus votos no Conselho”, afirmou Fux. Com a chegada de João Paulo Schoucair, o CNJ completou a bancada formada por 15 conselheiros.

João Paulo Schoucair é promotor de Justiça desde 2004. Atuou nas comarcas baianas de Uauá, São Domingos, Palmeiras, Olindina, Ribeira do Pombal, Santo Amaro e Salvador. Coordena atualmente o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e Investigações Especiais (Gaeco) do Ministério Público da Bahia e, desde 2018, atua como membro auxiliar da Procuradoria-Geral da República.

Também prestigiaram a posse o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; o PGR Augusto Aras; o vice-presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) Ney Alcântara; a vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra); a procuradora-geral de Justiça Adjunta do MPBA Wanda Valbiraci Figueiredo; o chefe de gabinete do MPBA, promotor de Justiça Pedro Maia.

Com informações do MPBA

20220621 144142 Personalizado

FONTE: CONAMP