HomeAMPRO

Promotor Alan Castiel Barbosa fala sobre atuação do MP no combate a crimes contra crianças e adolescentes

https://www.youtube.com/watch?v=Jxogl8oh7UQ O promotor de Justiça Alan Castiel Barbosa falou sobre a atuação do Ministério Público de Rondônia (MP-RO

Ministério Público de Rondônia abre série especial ‘MPRO 40 Anos’ detalhando logo de aniversário da Instituição
Reunião do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é realizada com presença da Conamp
Promotor de Justiça Thiago Gontijo Ferreira ingressa com ação para garantir equipamentos para alunos com deficiência em escola de Colorado do Oeste

O promotor de Justiça Alan Castiel Barbosa falou sobre a atuação do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) no combate a crimes contra crianças e adolescentes. Durante gravação para a campanha da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro), o promotor destaca casos atendidos pelo MP/RO: “a maior parte desses crimes são praticados por pessoas próximas à criança e ao adolescente, principalmente, amigos, parentes e pessoas que a vítima tem confiança”.

Alan Castiel comenta que ao assumir a promotoria de Justiça da Infância e Juventude não tinha ideia da grande quantidade de infrações penais praticadas contra os jovens no estado. “Esse tipo de conduta é muito grave tanto no aspecto jurídico quanto no aspecto psicológico, pois as sequelas causadas nessas vítimas são para sempre”, pontuou.

O promotor explica que a promotoria de Justiça atua em duas frentes. “Uma frente repressiva, onde o Ministério Público vai atuar em inquéritos policias, investigações, ação penais que tramitam no juizado da Infância e Juventude. Também nós temos uma parte preventiva onde atuamos em programas idealizados pelo nosso Centro de Apoio da Criança e do Adolescente, principalmente, o programa conscientizar e proteger onde o MP tem contato com a comunidade e com outros órgãos públicos para explicar a gravidade desse problema”, diz.

Campanha ‘Eu Atuo’
O objetivo da campanha ‘EuAtuo’ é mostrar que os promotores atuam em defesa da sociedade e que o cidadão também pode ajudar o MP a fiscalizar, denunciando irregularidades como crimes ambientais, violência doméstica e contra a mulher, abuso contra criança e adolescente, maus tratos de idosos, corrupção, e uma série de situações ilícitas.

A campanha é uma iniciativa da Ampro, juntamente com o Ministério Público de Rondônia, também para trazer a população para perto do órgão. A ideia é fazer com que os cidadãos façam fotos ou vídeos de flagrantes de irregularidades, publicando nas redes sociais e marcando a #EuAtuo, além de efetivar as denúncias pelos canais oficiais do MP-RO.