Projeto ambiental financiado pelo Ministério Público abre cadastro para participação de agricultores

HomeAMPROUncategorized

Projeto ambiental financiado pelo Ministério Público abre cadastro para participação de agricultores

A Ação Ecológica Guaporé, Ecoporé, com apoio do Ministério Público, por meio da direção do Conselho Gestor do Fundo Para Reconstituição de Bens lesado

Ministério Público empossa três novos Promotores de Justiça Substitutos
Conamp e afiliadas irão realizar curso sobre “O direito e a sociedade de risco” em Lisboa, Portugal
Modelo jurídico para construção do MP brasileiro, Ministério Público de Rondônia celebra 40 anos em solenidade no Teatro

A Ação Ecológica Guaporé, Ecoporé, com apoio do Ministério Público, por meio da direção do Conselho Gestor do Fundo Para Reconstituição de Bens lesados, FRBL, abriu a etapa de cadastros para participação de agricultores e proprietários rurais de Cacoal o Projeto Águas do Pirarara, que vai promover a recuperação de nascentes e beiras de rio na bacia do Rio Pirarara e seu entorno.

A adesão ao projeto é de forma voluntária e gratuita, mas o número de cadastros é limitado. Pode ser feito pelo telefone (69) 98486-3001 ou preenchendo o formulário: https://bit.ly/3Ienhr1

O Projeto Águas do Pirarara é de autoria Ecoporé, que teve seu fomento financeiro por meio do FRBL, do Ministério Público de Rondônia, com o aval do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira. O investimento é de R$ 460.800,00 (quatrocentos e sessenta mil e oitocentos reais).

A parceria tem por fim a realização do Projeto “Águas do Pirarara” bem como a promoção de todas as atividades constantes no respectivo Plano de Trabalho. A proposta é desenvolver em conjunto com o MPRO, o objeto da parceria, além de prestar informações da execução financeira dessa parceria, permitir a supervisão, fiscalização e avaliação do Ministério Público sobre o Projeto.

O Projeto “Águas do Pirarara”, tem por finalidades, iniciar o processo de recomposição florestal de áreas degradadas e/ou alteradas do curso d’água do Município de Cacoal, Rio Pirarara em Cacoal, prioritariamente na micro bacia do Rio Pirarara. Medida necessária para evitar um colapso na captação e no fornecimento de água nas regiões rural e urbana, garantindo água de qualidade.

O objetivo é a recomposição florestal de 30 (trinta) hectares de Áreas de Proteção Ambiental, APP, e/ou reserva legal e pagamento por serviços ambientais de 50(cinquenta) hectares de áreas de nascentes com vegetação nativa. A fiscalização do projeto conta com o apoio do CAOP Unificado e da Promotoria de Justiça de Cacoal.

Fonte: MPRO/DCI – Departamento de Comunicação Integrada