O promotor de Justiça e presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP), Héverton Alves de Aguiar,
O promotor de Justiça e presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP), Héverton Alves de Aguiar, participou da primeira reunião do Fórum Nacional de Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública (FNOSP/2019), na última terça-feira (1º), em Brasília (DF). A reunião foi promovida pela Ouvidoria-geral e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Durante palestra ao participantes do Fórum, Héverton Aguiar abordou sobre os avanços das ouvidorias dos Ministérios Públicos brasileiros. A abertura do evento contou com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, do Secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Teóphilo e do ouvidor-geral do MJSP, Ronaldo Bento.
O evento encerrou na quarta-feira (2) e o público foi composto por representantes de ouvidorias de órgãos federais, estaduais e municipais, integrantes do Sistema Único de Segurança Pública, que realizaram o intercâmbio de experiências, métodos e estatísticas das ouvidorias, sugerindo ações voltadas para o aperfeiçoamento institucional dos órgãos.
A criação do Fórum Nacional de Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública (FNOSP) foi instituído pelo governo federal no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública pelo decreto nº 9.866/2019.