Preservando história, MPRO abre as comemorações de 40 anos com reinauguração de Memorial e lançamento de selos

HomeAMPROUncategorized

Preservando história, MPRO abre as comemorações de 40 anos com reinauguração de Memorial e lançamento de selos

Ao comemorar seus 40 anos, o Ministério Público de Rondônia resgata as raízes do passado ao passo em que lança um olhar sobre o futuro que se avizinha

Inscrições para o 1º Seminário da Frentas já estão abertas
Curso de Extensão em Prática Eleitoral – Eleições 2020
Nota em defesa da eficiência do sistema penal e contra privilégios indevidos

Ao comemorar seus 40 anos, o Ministério Público de Rondônia resgata as raízes do passado ao passo em que lança um olhar sobre o futuro que se avizinha para o órgão. Para manter vivo na lembrança dos rondonienses o caminho percorrido até aqui, reinaugura nesta sexta-feira (1º/7), às 10h, seu Memorial Institucional, cujo foco é a inovação e interatividade. O espaço, aberto à sociedade das 7h às 14h, fica localizado no edifício-sede (Rua Jamary, 1555 ¿ bairro Olaria), em Porto Velho.

Os cidadãos que visitarem o espaço terão acesso a informações de maneira multimídia, podendo percorrer a linha do tempo e acontecimentos históricos que envolvem o Estado de Rondônia e a instituição. Também terão acesso a documentários históricos, galerias de fotos, medalhas e honrarias do Ministério Público, modelos de vestes talares utilizadas nas sessões do Colégio de Procuradores e no Tribunal do Júri e muito mais.

No Memorial também estará disponível o documentário que conta a história do MPRO a partir de relatos vividos por seus integrantes, ativos e aposentados, como o primeiro Procurador-Geral de Justiça, Edson Jorge Badra, atualmente aposentado e sociedade civil ao longo das últimas quatro décadas, percorrendo os detalhes que colocaram o órgão em proeminência no cenário nacional de Justiça, como a elaboração do texto constitucional de Rondônia que, no capítulo que trata sobre o Ministério Público, garantiu os avanços à Instituição e, mais tarde, foram recepcionados pela Constituição Federal de 1988.

Série especial

Em complemento ao documentário, o MP de Rondônia lançou uma série de matérias jornalísticas com abordagens especiais ao contexto histórico, que serão publicadas todos os meses até dezembro de 2022.

Acesse as notícias:

MPRO prepara comemoração dos 40 anos com grandes eventos em julho.

Ministério Público de Rondônia abre série especial ¿MPRO 40 Anos¿ detalhando logo de aniversário da Instituição.

Primeiro Procurador-Geral de Justiça relembra cenário de criação do Ministério Público de Rondônia.

Primeiro concurso para servidores do MPRO teve provas reproduzidas em mimeógrafos na década de 80.

Comemoração

Criado em 25 de janeiro de 1982, pela Lei Complementar nº 41, em 22/12/1981, o Ministério Público de Rondônia entrou para a história da Justiça brasileira, ocupando lugar de destaque, protagonismo e pioneirismo. Ao longo das décadas de atuação, o MPRO se consolidou como uma instituição forte, sólida e capaz de dar as respostas de que a sociedade precisa.

A programação de comemoração dos 40 anos do MP de Rondônia segue nos dias 6, 7 e 8 de julho, quando serão realizadas as solenidades oficiais com participação dos integrantes da instituição e membros dirigentes de MPs de todo país.

MPRO/Gerência de Comunicação Integrada (GCI)