Permuta: CONAMP participa de audiência pública sobre a PEC 162/2019

HomeAMPROUncategorized

Permuta: CONAMP participa de audiência pública sobre a PEC 162/2019

O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, participou, nesta quarta-feira (15), de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a PEC 162/2019, que t

Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen promove reunião sobre acessibilidade em Vilhena
Equipe do Ministério Público participa de curso sobre Avaliação Psicológica
CONAMP prepara série de eventos especiais em comemoração aos 50 anos

O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, participou, nesta quarta-feira (15), de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a PEC 162/2019, que trata da permuta entre juízes no âmbito de tribunais de Justiça de diferentes unidades da federação.

Ao iniciar, Murrieta destacou que o pleito é um debate histórico entre as magistraturas. Ele abordou os benefícios da permuta à carreira do Ministério Público, em especial quanto à qualidade do trabalho e à satisfação do agente político. “São vários estudos que justificam e determinam que há um aumento na capacidade de produção àquele cidadão que trabalha no ambiente que deseja, que se identifica emocionalmente, que se identifica com a cultura. Essa atmosfera contribui para o profissional ser ainda mais capaz de bem servir a sociedade – o ponto principal de toda essa discussão”, disse o presidente da CONAMP.

Ele afirmou que o Ministério Público, assim como a Magistratura, possui unidade, sendo uma carreira nacional. Neste sentido, Murrieta rebateu argumentos contrários sobre questões orçamentárias e previdenciárias. Em relação às diferenças de carreira nos estados, o presidente da CONAMP pontuou que está é uma premissa do processo de permuta: “somente poderá ocorrer se as duas pessoas estiverem na mesma situação da carreira. Não é possível, por exemplo, permutar entre o âmbito estadual e federal, como não é possível permuta entre um(a) promotor(a) de última entrância e um outro(a) de primeira entrância”.

“A permuta não viola o pacto federativo. Ao contrário, há um prestígio a esse princípio”, disse. O presidente da CONAMP afirmou que a aprovação da permuta significa o “respeito a origem e a história de cada magistrado a querer retornar ao seu povo e a sua base”.

Confira a íntegra da manifestação do presidente da CONAMP:

audiencia publica permuta 15.12

Fonte: CONAMP