Pacote Anticrime é discutido pelo Procurador-Geral de Justiça durante reunião no CNPG

HomeAMPRO

Pacote Anticrime é discutido pelo Procurador-Geral de Justiça durante reunião no CNPG

O Procurador-Geral de Justiça Aluildo de Oliveira Leite, participou, na quarta-feira (16), da reunião extraordinária do Conselho Nacional de Procurado

Promotor de Justiça Fábio Casaril promove palestra para policiais em Jaru
CONAMP promove palestra virtual sobre reforma administrativa
Ampro participa de posse da nova diretoria da Conamp realizada em Brasília (DF)

O Procurador-Geral de Justiça Aluildo de Oliveira Leite, participou, na quarta-feira (16), da reunião extraordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), ocorrida em Brasília (DF). Na oportunidade, foram discutidos assuntos relacionados à atuação do Ministério Público do país, dentre os quais o Pacote Anticrime (Lei nº 13.964/19).

O texto reúne propostas do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sendo sancionado em dezembro de 2019.

Durante a reunião, foram discutidas as mudanças provocadas pela Lei, que vem sendo interpretada como um reforço para o sistema acusatório. Dentre os tópicos que foram objeto de abordagem no encontro, foi o arquivamento de inquéritos policiais sem o envio ao Poder Judiciário.

A sessão, conduzida pelo presidente do CNPG, Paulo Cezar dos Santos, previu deliberações e aprovações de enunciados do Pacote Anticrime. Definido no encontro, alguns dos temas da lei poderão ser objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a ser interposta pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público.