Ministério Público realiza webinário para marcar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

HomeAMPROUncategorized

Ministério Público realiza webinário para marcar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Ministério do Estado de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Infância e Educação (GAEINF), realizou na tarde desta terça

MP apura possível falha na prestação de serviço de empresa que atuou em mutirão de cirurgias oftalmológicas
Conamp irá sortear bolsas de estudo para o curso “Efetividade dos direitos fundamentais na era global” na Itália
Inscrições para o 1º Seminário da Frentas já estão abertas

O Ministério do Estado de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Infância e Educação (GAEINF), realizou na tarde desta terça-feira (18/5), o Webinário Conscientizar para Acolher, para marcar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pelo canal oficial do MPRO no YouTube, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vQzzKDCD38A.

O webinário teve como mediadora a Promotora de Justiça Marcília Ferreira da Cunha Castro, que abriu o evento virtual fazendo um relato do motivo que no dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. A data remonta o “caso Araceli”, que já possui mais de 40 anos e aconteceu em Vitória, no Espírito Santo. Em 1973, Araceli era apenas uma garotinha de oito anos que estava voltado para casa mais cedo da escola a pedido da mãe, mas nunca mais foi vista. Desde então, o caso da menina diante do tribunal apresentou muitas reviravoltas em relação aos possíveis culpados, até que fosse arquivado. Entretanto, com a justiça nunca conquistada pela família e a repercussão do caso no país, sabe-se que Araceli foi um dos casos infantis mais alarmantes de abuso e violência sexual infantil, ocorrido durante a Ditadura Militar no Brasil.
A promotora ressaltou que o combate à violência sexual contra crianças e adolescente deve ser uma luta de todos. “Devemos nos conscientizar e combater todas as formas de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes”, enfatizou a Promotora de Justiça Marcília Castro.
O Webinário contou que com a participação da Promotora de Justiça Natalie Del Carmem Rodrigues de Carvalho Maranhão, que abordou as “Consequências jurídicas do abuso sexual de crianças e adolescentes” e do analista em Psicologia do MPRO, Jacson Melo de Carvalho, que falou sobre  “Como identificar possíveis sinais de abuso sexual contra crianças e adolescentes”.
O evento teve como público-alvo integrantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e da comunidade escolar. Instituída pela Lei Federal n.º 9.970/2000, a data de “18 de maio” figura como marco político para marcar a pauta nacional sobre a questão da violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes. Surgiu com o intuito de sensibilizar e mobilizar os educadores na identificação das violências (físicas e psicológicas), bem como efetivar a implementação de políticas públicas e de ações para o enfrentamento das situações que causam danos às crianças e adolescentes, em consonância com a Lei nº 13.431/2017.
Fonte: MPRO/Departamento de Comunicação Integrada (DCI)