Ministério Público lança edital referente à escolha do Procurador-Geral de Justiça

HomeAMPRO

Ministério Público lança edital referente à escolha do Procurador-Geral de Justiça

O Presidente do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça, em substituição, Procurador de Justiça Eriberto Gomes Barroso, lançou edital declarand

Colégio de Procuradores reconduz, por unanimidade, Procurador de Justiça Cláudio Wolff Harger ao cargo de corregedor-geral do MPRO para o biênio 2021/2023
Promotor Paulo Fernando Lermen fiscaliza medidas para sanar demora de atendimentos ortopédicos em Vilhena
Abertas as inscrições para o curso Tribunal do Júri III

O Presidente do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça, em substituição, Procurador de Justiça Eriberto Gomes Barroso, lançou edital declarando que, a partir das 7h do dia 9 de janeiro de 2023 até às 14h do dia 20 do mesmo mês e ano, estará aberto o prazo de inscrição para eleição visando à formação da lista tríplice, que viabilizará a escolha do Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2023/2025.

No edital Sei nº 1/2022/CPJ estão explícitas as condições para que os interessados possam concorrer. São elegíveis os Promotores e Procuradores de Justiça, integrantes da carreira do Ministério Público em exercício há, no mínimo, 9 (nove) anos.

São inelegíveis os membros que: tenham exercido, no período de 90 (noventa) dias anteriores à eleição, o cargo de Secretário-Geral do Ministério Público, bem como de dirigente de entidade de classe vinculada ao Ministério Público; tenham respondido a processo administrativo disciplinar e estejam cumprindo sanção correspondente; forem condenados por crimes dolosos, com decisão transitada em julgado; e o Ouvidor, durante o exercício do mandato, e por prazo igual ao mandato, após seu término.

A votação ocorrerá no dia 15 de março de 2023, das 7 às 14 horas, por meio do Sistema de Votação Eletrônica – VOTUS, observando-se o procedimento previsto na Resolução nº 27/2022-CPJ e, no que com ela forem compatíveis, as disposições da Resolução nº 2/2011-CPJ (Regimento Interno do Colégio de Procuradores).

Excepcionalmente, nos casos de eleitores com afastamento oficialmente estabelecido para o dia do pleito, será permitido o voto por meio de cédula física, observando-se, na hipótese, o procedimento previsto no artigo 80 e seguintes do Regimento Interno do Colégio de Procuradores.

Nesse caso, a recepção dos votos físicos será feita por um dos integrantes da Comissão Eleitoral, exclusivamente no período de 1º a 14 de março de 2023, na Corregedoria-Geral do Ministério Público, em dias e horários de expediente. A previsão é que o resultado do pleito seja divulgado logo após o término da votação eletrônica.

Fonte: MPRO/Gerência de Comunicação Integrada (GCI)