Ministério Público entrega, em evento virtual, a revitalização de prédio das Promotorias de Justiça de Ji-Paraná

HomeAMPROUncategorized

Ministério Público entrega, em evento virtual, a revitalização de prédio das Promotorias de Justiça de Ji-Paraná

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Aluildo de Oliveira Leite, participou na tarde desta sexta-feira (30/4), da entre

MP empossa novo integrante do Colégio de Procuradores de Justiça
Ministério Público tem ação de inconstitucionalidade julgada procedente pelo Pleno do Tribunal de Justiça
CONAMP participa de solenidade que celebrou os 40 anos do Ministério Público de Rondônia

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Aluildo de Oliveira Leite, participou na tarde desta sexta-feira (30/4), da entrega oficial da obra de ampliação, modernização e revitalização do prédio das Promotorias de Justiça de Ji-Paraná. Devido aos protocolos sanitários em razão da Pandemia do Coronavírus, o evento foi realizado de forma virtual, com transmissão pela plataforma teams.

Aluildo de Oliveira Leite ressaltou a importância do município de Ji-Paraná no contexto populacional, educacional, cultural e político para o Estado de Rondônia e acrescentou que a Comarca de Ji-Paraná é a única do interior do Estado, que dentro da esfera do Poder Judiciário e do MPRO, funciona como 3ª Entrância. “Esse é um momento de comemorar mais uma conquista institucional que foi resultado da dedicação e trabalho de vários setores que compõem o Ministério Público do Estado de Rondônia”.
Destacou o trabalho realizado pela Secretaria-Geral para conclusão da obra, apesar dos desafios impostos pela maior catástrofe humanitária a que fomos submetidos no Brasil por um vírus, a Pandemia do Coronavírus, que alterou a rotina de trabalho dos integrantes do MPRO desde 2020, mas que jamais esmoreceram em prestar seus serviços à sociedade rondoniense.
Em seu pronunciamento, o promotor de Justiça Pedro Wagner, agradeceu ao Procurador-Geral de Justiça, Aluildo de Oliveira Leite, pela concretização da obra, graças a uma gestão organizada e competente, promovendo os ajustes necessários para garantir recursos para execução da obra. Os mesmos agradecimentos foram direcionados ao empenho do secretário-geral, Marcos Valério Tessila, para a execução da obra, além de vários colaboradores que deram sua contribuição para que a obra foi concretizada.
Ressaltou ainda que a obra tem como destinatário maior a sociedade e  representa um avanço urbanístico e paisagístico para a cidade de Ji-Paraná. “Essa obra é do Ministério Público para a sociedade do Estado, em especial para a população de Ji-Paraná”, ressaltou.
O secretário-geral do MPRO, Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila, ressaltou que a reforma e revitalização da obra de Ji-Paraná foi a primeira obra de grande envergadura da atual gestão e que foi concretizada em pouco mais de um ano graças ao empenho de vários servidores. “Ji-Paraná é um viés estratégico não só pela sua localização no centro do Estado, mas para atuação do Ministério Público do Estado de Rondônia”, destacou.
O Corregedor-Geral do MPRO, Procurador de Justiça Cláudio Wolff Harger, que ressaltou a resiliência de todos os integrantes do Ministério Público do Estado de Rondônia, que mesmo em tempos tão difíceis, conseguiram concluir uma obra também importante. “O Ministério Público concluiu uma obra adaptada aos  tempos modernos, seja na esfera tecnológica e de infraestrutura e está hoje preparada para realização de eventos de alta qualidade por meio digital”.
O evento também contou com a participação do Procurador-Geral de Justiça eleito para o biênio 2021/2023, Promotor de Justiça Ivanildo de Oliveira e seu futuro Secretário-Geral, Dandy Jesus Leite Borges, além de Membros e servidores do Ministério Público, autoridades locais de Ji-Paraná dos Poderes Executivo e Legislativo, OAB, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar, entre outros.
Reforma
O novo prédio da Promotoria de Justiça de Ji-Paraná, que teve uma área ampliada de 241,89 metros quadrados, foi estruturado para melhor atender a sociedade, com intervenções que otimizarão o fluxo de serviços da Instituição e promoverão melhorias em espaços destinados aos públicos interno e externo.
A ampliação da Promotoria consistiu na construção de um auditório com capacidade para 121 pessoas. O espaço é dotado de rampas de acesso lateral, além de área reservada para pessoas com deficiência.
A unidade do MP em Ji-Paraná também ganhou uma nova escada, que integra  o prédio principal ao secundário (onde funcionará o Núcleo de Análises Técnicas), contribuindo para  conexão de ambientes e melhor condições de uso pelo público.
Já a área da recepção foi deslocada para outro espaço, permitindo o acesso à edificação existente e à escada que leva ao segundo piso do imóvel. Pessoas com mobilidade reduzida seguirão utilizando o elevador, que foi mantido no local de origem. Visando atender pessoas com necessidades especiais, também foi construído um novo banheiro adaptado, em localização próxima à recepção e ao auditório. Outras benfeitorias realizadas referem-se à ampliação dos estacionamentos interno e externo, além de instalação de pisos e mapas táteis.
Fonte: MPRO/Departamento de Comunicação Integrada (DCI/MPRO)