O Ministério Público de Rondônia aderiu à Campanha MP + Seguro, uma iniciativa idealizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com
O Ministério Público de Rondônia aderiu à Campanha MP + Seguro, uma iniciativa idealizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com o objetivo de promover o aprimoramento dos sistemas de proteção de integrantes do MP brasileiro, além de materiais, instalações, informação e ainda da imagem institucional.
A mobilização tem como objetivo principal disseminar informações, sensibilizar e engajar os integrantes do Ministério Público (membros, servidores, terceirizados e estagiários) para a importância de que é papel de todos zelar pela segurança institucional.
A campanha é uma ideia pioneira no CNMP em matéria de segurança institucional. A proposta assume maior relevância diante dos desafios impostos pelas medidas de distanciamento social para o combate à pandemia da Covid-19, notadamente, diante da imediata implantação do trabalho remoto e após notícias de recentes ataques aos sistemas informatizados de órgãos da administração pública.
Com slogan “MP mais seguro depende de você”, a inciativa pretende englobar os cinco eixos de segurança discriminados na Política de Segurança Institucional do Ministério Público, estabelecida pela Portaria CNMP nº 156/2017: segurança da informação, das pessoas, institucional, nas áreas e instalações e dos materiais.
Em Rondônia, a campanha será divulgada com a publicação de peças publicitárias nos canais oficiais do MP, como site, intranet, Instagram, Facebook, entre outros.
Etapas- A campanha será desenvolvida em três fases: sensibilização, diagnóstico e reconhecimento. A primeira terá caráter pedagógico para a disseminação das informações fornecidas pela Comissão a fim de sensibilizar e engajar os públicos-alvo em atitudes que contribuam com a segurança institucional.
A segunda fase será composta por uma pesquisa direcionada às chefias das unidades e ramos do Ministério Público, para identificar o que foi implementado de acordo com a Política de Segurança Institucional; e entre os colaboradores, para identificar a percepção deles sobre segurança no ambiente de trabalho.
Com base no levantamento feito na segunda fase da campanha, a terceira fase consistirá no reconhecimento das unidades e ramos dos Ministérios Públicos que se empenharam na implementação dos itens previstos na Política Nacional de Segurança Institucional. A proposta é que o evento de premiação ocorra no dia 14 de dezembro deste ano, quando se comemora o Dia do Ministério Público.
Fonte: MPRO – Com informações do CNMP