Eleitor do Futuro: MP recebe jovens estudantes para um papo sobre direitos, cidadania e voto

HomeAMPRO

Eleitor do Futuro: MP recebe jovens estudantes para um papo sobre direitos, cidadania e voto

Como fazer cumprir nossos direitos’; ‘a importância do voto’; ‘o que é cidadania’. Temas de relevo social e que costumam provocar dúvidas no públi

Conamp reitera apoio à execução da pena após condenação em 2ª instância
Ampro parabeniza Francisco Esmone por promoção ao cargo de procurador de Justiça
Promotor de Justiça Marcos Geromini Fagundes firma TAC para garantir segurança no XIX Festival de Praia, em Costa Marques

Como fazer cumprir nossos direitos’; ‘a importância do voto’; ‘o que é cidadania’. Temas de relevo social e que costumam provocar dúvidas no público infantojuvenil foram tratados pelo Ministério Público de Rondônia na manhã desta quinta-feira (29/9), durante visita de um grupo de estudantes de ensino médio ao prédio da Instituição, na Capital, para um papo sobre o papel do MP e suas atribuições na defesa da sociedade. A atividade fez parte da agenda do programa Eleitor do Futuro, uma iniciativa de mobilização e sensibilização desse público para o exercício de votar, desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral.

O grupo, formado por alunos voluntários da Patrulha Eleitoral – ação vinculada ao programa, teve um encontro com integrantes da Procuradoria-Geral de Justiça, Corregedoria-Geral e Promotorias de Justiça da Educação; Infância; Combate à Violência Doméstica; Núcleo de Apoio Eleitoral (NUAPE) e Procuradorias de Justiça.

Em conversa com os alunos, o Coordenador de Planejamento e Gestão do MPRO, Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, falou sobre as atribuições do Ministério Público, destacando sua função na promoção de direitos e como agente indutor de políticas públicas. “O MP existe para garantir os direitos dos cidadãos na área da saúde, educação, infância, consumidor, meio ambiente e em muitas outras áreas. É uma instituição voltada para a proteção da sociedade”, disse, ao recebê-los na sala de reuniões da Procuradoria-Geral de Justiça.

Também presente ao encontro, o Coordenador do NUAPE, Promotor de Justiça Glauco Maldonado Martins, explicou aos jovens a importância do voto como instrumento de transformação social. Na ocasião, alertou os estudantes sobre o papel do eleitor na escolha de seus representantes, lembrando que a opção feita nas urnas se reflete na qualidade dos serviços públicos prestados à população. “Exercer o voto é um ato de cidadania, que vocês devem cumprir com grande responsabilidade”, afirmou.

Ao serem recebidos pelo Corregedor-Geral da Instituição, Procurador de Justiça Cláudio Wolff Hargger, os alunos foram informados sobre a função do órgão correcional na orientação e fiscalização das atividades funcionais dos membros, um processo que, conforme pontuou, também busca proteger a sociedade. O Corregedor parabenizou os estudantes por participarem da Patrulha Eleitoral, afirmando que a adesão deles à ação os insere de modo muito positivo na cidadania.

Ainda no prédio, os visitantes receberam orientações sobre programas de estágio no MP e carreira profissional. A esse respeito, a Coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Infância (GAEINF), Promotora de Justiça Tânia Garcia Santiago, estimulou os jovens a pensarem em como poderão atuar como agentes de transformação na sociedade, seja como futuros integrantes do MP rondoniense ou em outros espaços da arena pública ou privada. “Desejo que vocês tenham grandes sonhos e que sejam instrumento de transformação no mundo”.

O grupo da Patrulha Eleitoral teve encontros com a Procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda e com os Promotores de Justiça Julian Imthon Farago (GAECIV); Marcos Tessila (Infância); Adilson Donizeti de Oliveira (Educação); Tânia Garcia Santiago (GAEINF); Luciana Ondei (Educação) e Flávia Barbosa Shimizu Mazzini (Violência Doméstica).

Encerramento – Os estudantes encerraram a visita ao MP com um encontro com o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que falou sobre a importância da participação do grupo no programa Eleitor do Futuro, cujo objetivo é ampliar, capacitar e mobilizar o público jovem sobre o voto. “Vocês estão de parabéns por contribuir, por meio da Patrulha Eleitoral, para um processo eleitoral correto e justo”, destacou.

A ação Patrulha Eleitoral promove a capacitação de jovens estudantes na legislação eleitoral, de forma a possibilitar a fiscalização efetiva das eleições. Este ano, em Porto Velho, compõem a equipe estudantes de 15 a 18 anos, das Escolas Laura Vicuña, Castelo Branco e Flora Calheiros. A visita foi acompanhada pela servidora do Tribunal Regional Eleitoral Eliane Possamai e pela servidora do MPRO Ana Lúcia Cortez.

Fonte: MPRO/Gerência de Comunicação Integrada (GCI)