HomeAMPROUncategorized

Conselho Deliberativo planeja atividades para 2021

O Conselho Deliberativo da CONAMP realizou, nesta quarta-feira (10), a X reunião ordinária da gestão do biênio 2020/2022. Além dos presidentes das

Ampro lança campanha “Eu Atuo Contra a Corrupção” com VT veiculado na Rede Amazônica e material para site e redes sociais
MPRO recomenda realização de minucioso estudo pelos órgãos de segurança para reintegração de área em litígio em Chupinguaia
Ministério Público tem ação de inconstitucionalidade julgada procedente pelo Pleno do Tribunal de Justiça

O Conselho Deliberativo da CONAMP realizou, nesta quarta-feira (10), a X reunião ordinária da gestão do biênio 2020/2022.

Além dos presidentes das associações afiliadas à CONAMP, com participação presencial e virtual, também participou o diretor de assuntos legislativos da Amperj, Alexandre Viana Schott; os assessores especiais da CONAMP, Paulo César dos Passos e Fábia Fournier; o consultor jurídico da CONAMP, Emerson Garcia; os ex-presidentes da CONAMP César Bechara Nader Mattar Jr (procurador-geral de Justiça nomeado do Pará) e Norma Cavalcanti (procuradora-geral de Justiça da Bahia); o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), Fabiano Dallazen; a procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Costa Oliveira Barreto; o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano Mattos; o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick; e a representante da Nature Corretora, Liana Almeida.

Foram discutidas estratégias para atuação legislativa diante da nova composição das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. As associações estão acompanhando as pautas denominadas “emergenciais” que possam atingir direitos, prerrogativas ou a atuação de membros do Ministério Público brasileiro. A entidade também acompanha os debates sobre as reformas da Lei de Improbidade Administrativa e da Lei Lavagem de Capitais, bem como a tramitação da Lei Geral de Proteção de Dados Penais. Em relação à PEC 162/2019, que permite a permuta entre integrantes do Judiciário brasileiro, foi deliberado pelo encaminhamento de expediente ao Presidente da Câmara dos Deputados solicitando a instalação de comissão especial já composta por parlamentares indicados pelos líderes partidários.

Na oportunidade, o consultor Emerson Garcia fez uma breve apresentação sobre a implementação do programa de assistência à saúde, regulamentado por resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Durante a reunião foi solicitado ao consultor jurídico um parecer sobre o tema contemplando as especificidades dos estados brasileiros.

Campanha RespirAr

O presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), Lauro Tavares, informou que a campanha RespirAr conseguiu arrecadar R$ 236.161,21. O valor foi utilizado em doação de cestas básicas e para a compra de uma usina de oxigênio com capacidade de produzir até 13mil litros de oxigênio por hora. A usina irá garantir a abertura de um hospital de campanha em Manaus com 72 leitos para pacientes com COVID-19.

A campanha foi realizada pela AAMP juntamente com a CONAMP e contou com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT).

Eventos

Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro irá ocorrer a CONAMP Webconference: 50 anos de história e os desafios do futuro. O evento é 100% gratuito e virtual. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da CONAMP.

Quanto ao 19º Torneio Nacional de Futebol Society do MP, devido à pandemia, foi informado novo adiamento ainda sem previsão de data.

20210210 102717 Personalizado

20210210 114640 Personalizado

reuniao conamp 10 02 21 Personalizado

 

Fonte: CONAMP