Conselho deliberativo da CONAMP mobiliza-se pela aprovação da PEC 63

HomeAMPRO

Conselho deliberativo da CONAMP mobiliza-se pela aprovação da PEC 63

Nesta terça-feira (29), os integrantes da diretoria e do conselho deliberativo da CONAMP realizaram reunião na sede do Ministério Público Militar,

Presidente da CONAMP participa de podcast sobre a reforma administrativa
Ministério Público realiza webinário para marcar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Associações apresentam proposta de Código de Ética e Conduta para o MP brasileiro

Nesta terça-feira (29), os integrantes da diretoria e do conselho deliberativo da CONAMP realizaram reunião na sede do Ministério Público Militar, em Brasília. As lideranças associativas foram recebidas pelo procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, e pelo subprocurador-geral de Justiça Militar, José Carlos Couto de Carvalho.

O presidente da CONAMP Achiles Siquara (1996-1998/1998-2000); a presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Norma Cavalcanti; a procuradora-geral de Justiça do Espírito Santo, Luciana Gomes; e o presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Cláudio Wolff Harger, participaram da reunião.

O principal item da pauta foi a mobilização pela aprovação da PEC 63/2013, que institui parcela indenizatória de valorização por tempo de exercício na magistratura e no Ministério Público.

A CONAMP esteve à frente do esforço coletivo pela aprovação da medida. O diálogo com parlamentares foi intensificado e os dirigentes associativos da CONAMP e afiliadas buscaram demonstrar a importância da PEC para as carreiras, bem como a disponibilidade de orçamento. Logo após a conclusão, os integrantes do conselho deliberativo foram ao Congresso Nacional.

A proposição estava pautada para deliberação do plenário do Senado Federal, mas foi retirada pelo presidente, Rodrigo Pacheco, a pedido dos senadores Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Paulo Rocha (PT-PA), Carlos Viana (PL-MG), Jaques Wagner (PT-BA) e outros.

No entanto, o Pacheco alertou que a PEC 63 é uma antiga reivindicação para reestruturação da carreira da magistratura. Ele disse que a ideia é conjugar esta PEC com a aprovação, também, do PL 2.721/2021, que combate supersalários de agentes públicos, ao disciplinar o pagamento de auxílios que driblam o teto constitucional. Para ele, a reestruturação vai evitar que magistrados no final da carreira recebam menos que magistrados iniciantes. “E um compromisso com a Justiça brasileira. É uma carreira de dedicação exclusivíssima, não podemos permitir que esta carreira seja aviltada, menosprezada, que não seja atrativa´”, disse o presidente do Senado.

O relator da PEC 63 é o senador Eduardo Gomes (PL-TO). Ele pediu que o debate sobre a matéria seja aprofundado nos próximos dias para que ela seja votada antes do final de 2022. Os senadores Plínio Valério (PSDB-AM) e Rose de Freitas (MDB-ES) também defenderam a aprovação da PEC até o fim deste ano.

A CONAMP mantém a mobilização e acompanha a tramitação da pauta.

Eventos

Durante a reunião foram confirmadas as datas de dois eventos nacionais da CONAMP: o 20º Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público e o 25º Congresso Nacional do Ministério Público.

O XX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público irá ocorrer de 8 a 11 de junho de 2023 em João Pessoa, Paraíba. O presidente da Associação Paraibana do MP (APMP), Leonardo Quintans, está organizando o evento e em breve será divulgado o prazo de inscrição.

Já o XXV Congresso Nacional do Ministério Público será em novembro, de 8 a 11, em Salvador, Bahia. Adriano Assis, presidente da Associação do MP da Bahia (AMPEB), está organizando o evento e em breve será divulgada a programação.

Com informações da Agência Senado

WhatsApp Image 2022 11 24 at 10.46.13

WhatsApp Image 2022 11 30 at 12.48.28

WhatsApp Image 2022 11 30 at 17.42.44

WhatsApp Image 2022 11 30 at 16.25.57

20221129 141843 Personalizado

20221129 140944 Personalizado

20221129 141001 Personalizado

 

Fonte: CONAMP