CONAMP lamenta falecimento de Federico Estrella e repudia agressão a membros do Ministério Público da América Latina

HomeAMPRO

CONAMP lamenta falecimento de Federico Estrella e repudia agressão a membros do Ministério Público da América Latina

Nota Pública A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO - CONAMP, entidade de classe que congrega mais de 16 mil membros dos Ministéri

Ministério Público ingressa com ADI contra decreto que libera garimpo no Madeira
Inscrições abertas para evento internacional sobre compliance e combate à corrupção
CONAMP e ANPR divulgam nota pública

Nota Pública

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO – CONAMP, entidade de classe que congrega mais de 16 mil membros dos Ministérios Públicos dos Estados, Distrito Federal e Militar, vem a público repudiar o assassinato do membro do Ministério Público do Equador Federico Estrella, ocorrido no dia 15/08/2022, em Babahoyo, Equador, ao mesmo tempo em que presta solidariedade e condolências a todos os familiares e a todos os membros do Ministério Público daquele país.

A agressão praticada contra um membro do Ministério Público, afronta o profissional que exerce o seu múnus buscando a justiça, a sociedade destinatária de seus préstimos e o próprio estado democrático de direito, assim como o enfrentamento que deve ser envidado contra a criminalidade transnacional.

Infelizmente, casos de ameaças, atentados e assassinatos de membros do Ministério Público na américa latina, bem como em todo o mundo, tem sido comuns, sendo essa realidade inaceitável, principalmente, porque esses profissionais são alvo de organizações criminosas no exercício de sua função constitucional de garantir o cumprimento das leis e a efetividade do estado democrático de direito nos países. Preservar a segurança e valorizar o trabalho dos membros do Ministério Público, é dever do Estado.

A CONAMP, maior entidade representativa de membros do Ministério Público da América Latina, firma a posição de que seja dada a devida celeridade na elucidação do crime e na responsabilização rigorosa de todos os envolvidos. Espera ainda, que as autoridades competentes do Equador adotem urgentes medidas no sentido de resguardar a integridade física e a vida dos membros do Ministério Público daquele país, expostos a situações de risco em razão do cargo.

Brasília-DF, 17 de agosto de 2022.

Manoel Murrieta
Presidente da CONAMP
Vice-presidente da Federación Latinoamericana de Fiscales

Confira em PDF