Associações do MP irão ingressar com ADI conjunta no STF sobre a Lei do Abuso de Autoridade

HomeAMPRO

Associações do MP irão ingressar com ADI conjunta no STF sobre a Lei do Abuso de Autoridade

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Associação Nacion

CONAMP prestigia posse do novo corregedor nacional do Ministério Público
Relatora da PEC da Permuta recebe presidente da CONAMP
MP empossa novo integrante do Colégio de Procuradores de Justiça

(Foto: Assessoria)

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) irão questionar, conjuntamente, a constitucionalidade da nova lei que define os crimes de abuso de autoridade. A ação será protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF), na próxima quarta-feira (9), pela manhã, onde as associações nacionais da magistratura farão o mesmo. A articulação foi definida durante reunião da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas).

Foi deliberado ainda, um reforço de iniciativas de comunicação nas redes sociais e na imprensa. Para falar sobre o ajuizamento, as associações irão convocar uma coletiva de imprensa, na mesma data marcada para o protocolo, às 10h30. A ocasião, também será divulgada uma Carta Aberta para a adesão da sociedade.

Um ato nacional está sendo convocado para o dia 5 de novembro, em todos os Estados da Federação. O objetivo, é alertar autoridades públicas e sociedade sobre os riscos de intimidação da magistratura e do ministério que a nova lei representa.

Em Brasília (DF), a previsão é que o ato seja realizado pela manhã, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).