HomeAMPRO

Ampro participa de sessão da Conamp em Brasília (DF)

Presidente de Ampro representou a associação O presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro), Carlos Grott, participou de se

Ampro parabeniza Francisco Esmone por promoção ao cargo de procurador de Justiça
MP intensifica atuação em segundo grau com a posse de dois novos Procuradores de Justiça
MPRO é condecorado com a maior comenda da Justiça Estadual, em cerimônia de lançamento do livro de 40 anos do TJRO
Presidente de Ampro representou a associação

O presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro), Carlos Grott, participou de sessão da Associação Nacional do Ministério Público (Conamp), realizada na terça-feira (12). Na quarta-feira (13), na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), integrantes do conselho deliberativo da entidade nacional também discutiram a atuação institucional quanto a proposições que tramitam no parlamento brasileiro, como a reforma da previdência e o anteprojeto de Lei Anticrime.

Sobre a reforma da previdência, foi registrado que existem apenas especulações, que não há ainda um texto oficial do governo enviado ao Congresso Nacional. Segundo citado na reunião, o documento preliminar divulgado pela imprensa semana passada apresenta indícios do que se pretende realizar, mas não há como precisar qual é a nova proposta de reforma de previdência.

Inclusive, quanto a esse texto preliminar, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) publicaram nota pública que foi entregue ao secretário especial de Previdência e Trabalho. A Conamp acompanha o debate público acerca da medida.

Um grupo de trabalho foi formado para aprofundar os estudos do anteprojeto de Lei Anticrime, que está sendo elaborado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, e deve ser encaminhado ao Congresso Nacional. A Conamp também analisa as propostas já apresentadas pelo ministro, mas aguarda o texto oficial do anteprojeto para a manifestação de posicionamento.

Conforme a pauta da reunião, discutiu-se ainda a atualização da lei antidrogas, a possibilidade de permuta entre membros do MP e a política remuneratória da classe – a Conamp acompanha todas as proposições que tramitam no Congresso Nacional, bem como ações nos conselhos nacionais, tribunais superiores e Supremo Tribunal Federal.