HomeAMPRO

Ampro participa de lançamento de livro sobre os 35 anos da Ameron

Alexandre Miguel e Carlos Grott. (Foto: Ascom Ampro) O presidente em exercício da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro), Carlos Gro

MPRO e MPC discutem valorização de policiais militares com Comando da PM
AMPRO prestigia posse de novos Promotores de Justiça Substitutos.
Promotoria de São Francisco do Guaporé dá apoio à Polícia Civil em operação de combate ao desmatamento ilegal e à corrupção
Alexandre Miguel e Carlos Grott. (Foto: Ascom Ampro)

O presidente em exercício da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro), Carlos Grott, participou do lançamento do livro sobre os 35 anos da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), entidade presidida pelo desembargador Alexandre Miguel. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (19), no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).

O livro sobre a associação dos magistrados documenta o início da trajetória do Poder Judiciário de Rondônia, compreendido entre o fim do século XIX e começo do século XX, buscando os indícios da aplicabilidade da Justiça, nos estados do Amazonas e Mato Grosso. Isso, tendo em vista que uma nova divisão político/administrativa da região só vai surgir com a lei que criou os territórios federais no Brasil, em meados do século XX, no governo de Getúlio Vargas.

A obra é fruto da profunda observação documental e longos relatos coletados por entrevistas concedidas por personagens que participaram da construção da rica história do Poder Judiciário de Rondônia. A ideia é dar conta dos múltiplos aspectos que envolveram a trajetória da associação.

A história e a memória se aliaram e se complementaram na obra. A oralidade das informações permitiu com que as memórias entrelaçassem a razão e a emoção, fatos e avaliações, e ainda possibilitou desvelar as dimensões e os momentos importantes dessa história em um diálogo constante entre o passado e o presente, que preanuncia o futuro.

Presidente em exercício da Ampro, Carlos Grott. (Foto: Ascom Ampro)