HomeAMPRO

Ampro parabeniza procurador Edmilson Fonseca por Título Honorífico de Cidadão de Rondônia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) prestou homenagem ao procurador de Justiça do Ministério Público do Estado (MP-RO), Edmilson

Promotora de Justiça cobra fiscalização ambiental no Distrito de Rolim de Moura do Guaporé
15ª edição do Prêmio Inovare é lançada com participação da Conamp
Promotora de Justiça Andréa Damacena é a primeira mulher eleita para Ouvidoria do MPRO

Procurador de Justiça Edmilson Fonseca durante seu discurso na ALE-RO. (Foto: Ascom Ampro)

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) prestou homenagem ao procurador de Justiça do Ministério Público do Estado (MP-RO), Edmilson José de Matos Fonseca. Em sessão solene, realizada na quinta-feira (21), o procurador recebeu o Título Honorífico de Cidadão de Rondônia.  A cerimônia contou com a participação do presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro), Alexandre Jésus Santiago, e do procurador-geral de Justiça do MP-RO, Airton Pedro Marin Filho. Durante a homenagem, conduzida pelo deputado estadual Dr. Neidson, proponente da solenidade, também foram concedidas Medalha do Mérito Legislativo a oficiais da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Rondônia.

Ao fazer o uso da palavra, o presidente da Ampro parabenizou a ALE-RO pela justa homenagem ao procurador e ressaltou o projeto de dimensão nacional a qual ele se dedica em prol da pessoa com epilepsia. “Um homem solidário, amigo, justo e que tem compaixão. O procurador Edmilson Fonseca faz jus ao título que recebe hoje em reconhecimento a um trabalho de conscientização e reflexão profunda, de cidadania e solidariedade. Cumprindo bem o papel de liderança no engajamento a tão importante causa dentro da sociedade”, afirmou Alexandre Jésus Santiago.

Segundo o procurador-geral de Justiça, a dedicação do procurador incentivou o engajamento do MP-RO e demais envolvidos na prestação de um serviço de extrema relevância em defesa da dignidade e cidadania de pessoas portadoras de epilepsia. “Tanta dedicação nos motiva a dar todo o amparo ao doutor Edmilson para que esse belo projeto sofresse as consequências dentro da sociedade. Sinto-me orgulhoso de estar aqui hoje testemunhando esse merecido reconhecimento”, pontuou Airton Pedro Marin Filho.

Homenageado do dia, o procurador de Justiça do MP-RO Edmilson José de Matos Fonseca se disse grato com o reconhecimento e detalhou aos presentes o Projeto Epilepsia em Debate na Sociedade, iniciado em 2009. Edmilson apresentou um vídeo com uma linha do tempo de todas as atividades desenvolvidas em defesa da causa da epilepsia, assim como, dos envolvidos e das homenagens e prêmios recebidos anteriormente. “A pessoa com epilepsia merece respeito e dignidade da sociedade, e nosso trabalho é por essa conquista. Agradeço ao deputado Neidson por consolidar Rondônia no meu coração com essa honrosa homenagem”, destacou.

Também prestigiaram a solenidade, o subprocurador-geral de Justiça, Osvaldo Luiz Araújo; o diretor do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX), procurador de Justiça Cláudio Wolff Harger; a diretora do Centro de Apoio Operacional da Saúde, promotora de Justiça Rosângela Marsaro Protti; os procuradores de Justiça Ladner Martins, Rita Maria Moncks e Júlio César do Amaral Thomé; o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Aluildo de Oliveira Leite; o coordenador de Planejamento e Gestão e diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promotor de Justiça Jorge Romcy Auad Filho; e o promotor de Justiça Elias Chaquian Filho.

Edmilson Fonseca

Decano do Colégio de Procuradores de Justiça do MP/RO, Edmilson Fonseca ingressou na carreira do MP-RO no dia 26 de julho de 1982, fazendo parte da Primeira Turma de Promotores de Justiça da Instituição. Três anos depois de tomar posse como promotor de Justiça, no dia 6 de dezembro de 1985, foi promovido ao cargo de procurador de Justiça, pelo critério de antiguidade. Foi corregedor-geral do Ministério Público nos períodos de 93/95 e 97/98.

Como promotor de Justiça, atuou em todas as áreas de atribuições do Ministério Público de Rondônia. Atualmente coordena o Projeto Epilepsia em Debate na Sociedade, executado pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOP/Saúde). O projeto “Epilepsia em Debate na Sociedade” foi concebido pelo homenageado em consonância com o projeto “Epilepsia Fora das Sombras” da Organização Mundial da Saúde – OMS, que vem realizando capacitações para agentes comunitários de saúde e educadores em todo o estado.