Agosto Lilás: Ouvidoria das Mulheres do MPRO realiza campanha para estimular vítimas de violência a denunciarem agressores

HomeAMPRO

Agosto Lilás: Ouvidoria das Mulheres do MPRO realiza campanha para estimular vítimas de violência a denunciarem agressores

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Ouvidoria das Mulheres, realizará durante o ‘Agosto Lilás’ - mês referência para combate e enfrentamento à violência de gênero, campanha de conscientização para estimular vítimas a denunciarem seus agressores.

Ministério Público obtém decisão que determina ao Estado garantir educadores para estudantes com espectro autista em todas as escolas
Em Brasília (DF), Conamp faz visita ao presidente do Senado Davi Alcolumbre
Ministério Público recebe visita do Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Ouvidoria das Mulheres, realizará durante o ‘Agosto Lilás’ – mês referência para combate e enfrentamento à violência de gênero, campanha de conscientização para estimular vítimas a denunciarem seus agressores. Recentemente criada, a Ouvidoria das Mulheres é um canal especializado para receber denúncias e promover encaminhamentos visando à apuração das mais diversas formas de violações contra esse público. Aberto a todas as idades, o serviço também obedece a princípios de diversidade, estando disponível à comunidade LGBTQIA+.

O órgão é vinculado à Ouvidoria-Geral do MPRO e tem como objetivos a prestação de atendimento humanizado e o oferecimento de escuta ativa, qualificada e de acolhimento às mulheres vítimas de violência. O canal é dotado de um corpo técnico preparado para oferecer um ambiente acolhedor, seguro e propício para o encaminhamento correto dos casos, visando à solução das demandas com a celeridade que as situações exigem.

A Ouvidora do MPRO, Promotora de Justiça Andréa Damacena Ferreira Engel, explica que a campanha de divulgação do órgão no Agosto Lilás será realizada com mobilizações que incluirão ações em redes sociais, visitas a instituições, sensibilizações junto a públicos estratégicos, distribuição de material informativo, além de participações em programas de TV e rádio.

A ideia é reforçar para a sociedade que o atendimento da Ouvidoria das Mulheres é oferecido de forma prática e desburocratizada. Por telefone e mensagem instantânea, o contato ocorre pelo número (69) 999.770.180; pelo e-mail ouvidoriadasmulheres@mpro.mp.br e, ainda, de modo presencial, na sala do órgão, no edifício-sede da Instituição, localizado na rua Jamary nº1555, bairro Olaria, Porto Velho. “Com um olhar sensível para as vítimas, a Ouvidoria das Mulheres tem se consolidado como mais um instrumento na rede de combate e proteção às mulheres”, afirma a Ouvidora.

Mobilização – O Agosto Lilás é uma mobilização nacional que visa à conscientização e combate à violência contra a mulher. O movimento foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei nº 11.340/2006 (Maria da Penha), que traz, em seu artigo 35, previsão expressa para que União, Estados e Municípios promovam programas e campanhas de enfrentamento da violência doméstica e familiar.

A campanha é tema da Recomendação nº 89/22 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que orienta que seja realizado anualmente, no mês de agosto, “Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha”, em todas as unidades e ramos do Ministério Público brasileiro.

Fonte: MPRO/Gerência de Comunicação Integrada (GCI)